
Cirurgia estética para correção das orelhas em abano, com aproximação das orelhas à cabeça e modelagem das mesmas. Indicada em crianças a partir de 6 anos de idade e em adultos.
Pode ser feita sob anestesia local, associada ou não a sedação.
OTOPLASTIA
EM QUE CONSISTE A OTOPLASTIA ?
Na cirurgia, além de aproximar as orelhas da cabeça, são feitas manobras para dar o contorno às orelhas em abano, já que as mesmas geralmente não apresentam todas as curvaturas de uma orelha considerada anatômica.
PARA QUEM ESTA INDICADA A OTOPLASTIA ?
Pacientes que apresentem orelhas em abano, também chamadas orelha proeminentes, e que se sintam insatisfeitos com isso. Consideram-se orelhas em abano quando essas apresentam um ângulo superior a 30 graus com a cabeça ou distam mais que 2cm da mesma. Na prática, a otoplastia é uma cirurgia essencialmente estética e, portanto, deve ser uma vontade do paciente em modificar suas orelhas.
A PARTIR DE QUAL IDADE PODE-SE OPERAR ?
A otoplastia pode ser feita em crianças a partir de 6 anos de idade e em adultos. Lembra-se que, na idade pré-escolar, o bullying pelas orelhas em abano passa a ser algo mais frequente e, portanto, prejudicial social e psicologicamente ao paciente. Assim, a satisfação pós-operatória costuma ser alta em escolares e adolescentes. Contudo, adultos que não tiveram a oportunidade de operar na infância, também podem realizar o procedimento, sem prejuízo de resultados.
COMO E A INTERNACAO PARA O PROCEDIMENTO ?
A internação costuma ser em regime de “day clinic”, em que o paciente é internado para operar e pode sair no mesmo dia.
QUAL O TIPO DE ANESTESIA REALIZADO PARA A OTOPLASTIA ?
O procedimento é feito sob anestesia local, com ou sem sedação. Crianças muito novas ou pessoas muito ansiosas são submetidas a sedação apenas para garantir que o procedimento seja feito com precisão e sem interferências que possam afetar o resultado.
COMO E O POS-OPERATORIO DA OTOPLASTIA ?
No pós-operatório, o paciente ficará com uma atadura por cerca de 48-72h, a qual será removida pelo cirurgião. Após isso, usará uma faixa de cabeça (“ faixa de bailarina” ou “faixa de tenista”) durante o dia por cerca de 15 dias e durante a noite por 30 dias. Deve-se evitar dormir com a cabeça de lado por cerca de 10 dias. A queixa de dor depende muito de cada paciente. São prescritos analgésicos mais potentes para controle da mesma, caso necessário.
QUAL O TEMPO NECESSARIO PARA A RECUPERACAO POS-OPERATORIA ?
A recuperação pós-operatória leva cerca de 5 a 10 dias, dependendo do status clínico do paciente e da cicatrização no pós-operatório.
EM QUANTO TEMPO PODE-SE RETORNAR A PRATICA DE ESPORTES ?
Após a otoplastia, pode-se voltar a praticar esportes em cerca de 30 dias. Esportes de impacto, como lutas, que envolvam risco de impacto direto a orelha, devem ser evitados por maior período de tempo.
COMO SAO AS CICATRIZES NA OTOPLASTIA ?
Na otoplastia, é feita uma incisão na região retroauricular (atrás da orelha), que geralmente se torna imperceptível pela localização e pequena espessura da cicatriz. Pacientes com tendência a formação de queloide (cicatriz volumosa) devem comunicar ao cirurgião previamente. O queloide não é uma contraindicação absoluta ao procedimento, mas exige cuidados especiais.
A ORELHA FICARA "COLADA" DEPOIS DA CIRURGIA ?
Na fase inicial do pós-operatório, a orelha fica bem próxima a cabeça, inclusive pelo fato de estar sempre pressionada pela faixa. Com cerca de 3 a 6 meses, ela toma uma posição mais natural e, na maioria das vezes, o procedimento passar a ser imperceptível.


